Metodologia 1
Metodologia 2

Considerando que o perfil das alunas é composto de baixo conhecimento quanto ao uso da tecnologia, muitas delas sem computadores e acesso a internet, a metodologia própria afetiva de ensino Tech Girls,  porta de entrada da Jornada de Imersão Digital, ocorre através do módulo arte em lixo-eletrônico. Além de  ressignificar as sucatas doadas, fazendo com que o descarte seja praticamente nulo, trata-se de um módulo lúdico e estratégico para conectar emocionalmente a aluna, que não tem familiaridade no mundo digital.

Outro ponto importante do módulo de arte em lixo-eletrônico é a geração de renda, pois como os acessórios são exclusivos representam a possibilidade de autonomia financeira para muitas mulheres, com a criação de suas próprias lojas virtuais por meio do curso de Empreendedorismo digital, estes alunos  serão convidados para os próximos cursos que demandarão uma complexidade intelectual maior, isto é, nas aulas de manutenção de notebooks, os alunos passam por atividades a realização de diagnóstico do equipamento e resolução  problemas funcionais de máquinas. Estes computadores que passarem por recuperação destes alunos, serão entregues aos mesmos para que possam levar para suas casas e continuarem seus estudos em tecnologia. Complementando uma jornada de  formação profissionalizante de imersão digital completa,  as alunas terão seus conceitos de matemática e lógica de programação, que são fundamentais para a conclusão da trilha de aprendizagem que se encerra com o módulo de Desenvolvimento de Software.

Metodologia 3

Detalhes de cada Módulo da Imersão Digital Tech Girls

Módulo 1- Módulo Reciclagem Lixo-Eletrônico e Artesanato- Bijouxtech ®

Propósito: apresentar a aluna uma oficina de Arte de Transformação de lixo eletrônico em peças de decoração e de uso pessoal. Alunas terão contato com os componentes originários de doação de pessoas físicas e jurídicas e confeccionarão uma peça em sala de aula para levar para casa.

Conteúdo Programático do Módulo Artesanato com Reciclagem e separação

    • Conceitos de sustentabilidade e de upcycling
    • Tipo de texturas e componentes eletrônicos provenientes de lixo-eletrônico doados
    • Opções de cortes de materiais
    • Acabamentos de plásticos, metais e fios
    • Modelagem e colagem de plásticos, metais e fios
    •  Exemplos de outras matérias-primas disponíveis para reciclagens
Metodologia 4
Metodologia 5

Módulo  2- Módulo Curso de Empreendedorismo 

Propósito: apresentar ao aluno uma oficina para desenvolver potencial e apresentar ferramentas que o capacite com técnicas de venda online de seus produtos criados no Módulo 1

Conteúdo Programático do Módulo Curso de Empreendedorismo 

  • Criação de caixa de email profissional para vender
  • Senha segura e cuidados com a sua conta de email
  • Explorando recursos visuais para post vendedores e atrativos
  • Vendendo nas redes sociais: criação de páginas de empresas, marketplace   
  • Conteúdo de anúncios e Métricas de desempenho
  • Perfil profissional no Linkedin para gerar negócios e vender

Módulo  3- Módulo  Manutenção de Notebooks 

Propósito: apresentar a aluna uma oficina para reconhecer os principais problemas que afetam um notebook e como é possível realizar a manutenção dos mesmos.

Conteúdo Programático do Módulo Manutenção de Notebooks 

  • Principais problemas em notebook e diagnósticos
  • Estrutura superior  (tela, teclado, painel, webcam, antena wi-fi)
  • Estrutura principal (placa mãe, processador, memória RAM, chipset) Upgrade
  • Estrutura inferior (Chip wi-fi, HD, gravador, mSata e SSD)
  • Formatação e atualização de aparelhos
Metodologia 6
Metodologia 7

Módulo  4- Módulo Princípio de Lógica de Programação 

Propósito: apresentar a aluna uma oficina para desenvolver potencial em lógica de programação.

 

Conteúdo Programático do Módulo Princípio de Lógica de Programação 

 

  • Introdução à história da computação e números binários
  • Expressões aritméticas e funções matemáticas 
  • O que é necessário para fazer um programa de computador
  • Algoritmos 
  • Processamento, entrada e saída de dados

Módulo  5- Módulo  Curso de Software 

Propósito: apresentar ao aluno uma oficina para desenvolver potencial na linguagem Python e linguagem de marcação HTML e CSS.

HTML CSS
  • Introdução à Estruturas Visuais Web
  • Linguagem de marcação, Tags e Atributos
  • Folha de Estilo em Cascata
  • Seletores. Teoria Básica das Cores
  • Box Model

PYTHON

  • Conceitos iniciais
  • Tipos de operadores
  • Estruturas sequenciais e tratamento de dados
  • Estruturas condicionais e laços de repetição
  • List, dicionários e funções
  • Projeto de Conclusão de Curso- Desenvolvimento de um sistema elaborado em sala de aula
gi_aula_programacao_sofware_tech_girls
Metodologia 8

Ao final da imersão na Jornada de Imersão Digital Tech Girls, além de todo o conhecimento adquirido, as alunas recebem um notebook recuperado durante as aulas de manutenção de notebook para levarem para casa, como reconhecimento da dedicação ao curso, como também para darem sequência as atividades profissionais e educação continuada.

Arte em lixo eletrônico produzido pelas Tech Girls

Metodologia 9

As peças de arte, decoração e acessórios são confeccionadas durante as oficinas de arte em lixo eletrônico oferecidas pelas Tech Girls em Associações de Bairros e Centros comunitários. 

Os itens vendidos tem renda revertida para pagamento dos materiais, ferramentas e logística/transporte das doações de lixo eletrônico recebidos, bem como a triagem dos materiais e armazenamento.

Metodologia 10

Você sabe a diferença entre:

  • Economia Linear
  • Economia Reciclável
  • Economia Circular
Metodologia 11